ERRO DE CODIFICAÇÃO:
- SAÚDE GLOBAL
- 16 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
No faturamento de contas médicas podemos encontrar diversos motivos de glosas, entretanto o erro de codificação tem sido um dos motivos mais impactantes nessa jornada.
A codificação inadequada de procedimentos pode levar a rejeição de faturas, pagamentos incorretos, críticas na importação do arquivo XML e a glosa propriamente dito. O que desperta atenção são instituições de saúde não tratar esse problema na fonte, pois na maioria das vezes esses problemas só são identificados na entrega do faturamento mensal, causando estresse na equipe e resultado negativo no fechamento.
As instituições podem adotar algumas estratégias que podem minimizar esse erro: treinamento e educação continuada, auditoria interna nas faturas, software de codificação, revisão colaborativa, além de uma comunicação sem ruídos entre a equipe assistencial e operacional.
Uma solução cabível e satisfatória seria a implantação de um setor de cadastro, esse setor terá como foco principal a revisão dos contratos, certificar os códigos negociados e apropriados e ao mesmo tempo inserir esses dados no sistema, desta maneira a fatura terá uma entrega mais assertiva, completa e eficiente.
O uso da inteligência artificial também pode otimizar esse processo, minimizar erros e melhorar a eficiência no faturamento de contas médicas, pois esses sistemas de codificação são automatizados para reduzir erros humanos.
Nayhara Ferreira
댓글